Pregão: presencial ou eletrônico

O pregão é a modalidade de licitação que foi instituída pela Lei n.º 10.520/2002 e regulamentado pelo Governo Federal pelos Decretos no 3.555/2000 e 5.450/2005.
Essa modalidade de licitação é utilizada para aquisição de bens e serviços comuns de qualquer valor em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço, podendo ser realizada de maneira presencial (onde os licitantes se encontram e participam da disputa) ou eletrônica (onde os licitantes se encontram em sala virtual pela internet, usando sistemas de governo ou particulares).
O Pregão Eletrônico aos poucos vai liderando a preferência das organizações públicas. Veja por que:
1 – Não é necessário uma sala com acomodações para vários participantes (Representantes);
2 – Facilita a vida das empresas interessadas, não sendo necessário deslocar-se até a cidade onde é realizada o pregão;
3 – Amplia a possibilidade da Competição;
4 – Para o pregoeiro e as participantes, basta ter um Computador com uma boa conexão internet;
5 – A documentação da empresa vencedora pode ser enviada via eletrônica, via Correios ou transportadora após o resultado; dentre outros benefícios e vantagens.
Exemplo de alguns sistemas usados: Licitanet, BBMnet, Comprasnet, BLLcompras, Compras eletronicas RS, Licitações-e do Banco do Brasil, dentre outros.
PRESENCIAL:
O Pregão presencial ainda é muito usado, porém em breve, provavelmente seja obrigatoriedade a utilização do Eletrônico, veja:
Atualmente o art. 4º do Decreto nº 5.450/05 indica a utilização preferencial da forma eletrônica do pregão para a aquisição de bens e serviços comuns, porem um novo Decreto está prestes a ser enviada a Presidência da República que tornará obrigatório o uso do pregão eletrônico pelos órgãos da administração pública federal direta, autárquica, fundacional e os fundos especiais.
Essa mudança causará um grande impacto nas organizações que ainda realizam pregões na modalidade presencial.